Paulistão: Pela primeira vez desde 1976, apenas um time da capital chegou à semifinal


Paulistão: Pela primeira vez desde 1976, apenas um time da capital chegou à semifinal

A edição de 2023 pode ter sido uma decepção para os times da capital de maneira geral, mas para o interior, de fato é uma edição histórica

Pela primeira vez desde 1976, três times do interior figuram os quatro primeiros colocados no Paulistão

Categorias:

Por: , 09/04/2023

Campinas, SP, 09 (AFI) – Neste domingo acontece a final do em que ou irão levantar a taça de 2023. Apesar de ser uma competição com muitos times do interior paulista participando, dificilmente eles chegam nas fases decisivas da competição.

Um exemplo disso, é que o último time do interior a chegar na decisão da competição foi em 2017, quando a Ponte Preta acabou sendo vice-campeã para o Corinthians. Além de dificilmente serem campeões, é extremamente raro quando mais de um time de fora da capital chega entre os quatro melhores.

Times do interior foram maioria nas semifinais de 2023 (Renato Pizzutto/Paulistão)

TRÊS TIMES DO INTERIOR NA SEMIFINAL

NO Paulistão de 2023, apenas o Palmeiras chegou entre os quatro times a disputar o título, enquanto os times lançados pelo interior foram Red Bull Bragantino, de Bragança Paulista, Ituano, de Itu, e Água Santa, de Diadema.

A última vez que isso aconteceu, foi em 1976, quando o Verdão mais uma vez foi o único da capital, mas desta vez o time teve como adversários o XV de Piracicaba, o Guarani, de Campinas, e o Botafogo de Ribeirão Preto. Mesmo em menor número, o time da capital foi campeão da edição daquele ano.

Após a fundação dos quatro principais clubes da capital – São Paulo foi o último, em 1930 -, a edição de 1976 havia sido a única em que três deles não estiveram presentes, porém, o ano de 2023 também ficará marcado pelo mesmo fato.

DECISÃO DESTE DOMINGO

Na sequência de quebra de tabus, o Água Santa pode realizar um feito histórico caso vença o Palmeiras nesta tarde. O time de Diadema nunca havia nem avançado para a fase de mata-mata da competição, e agora ainda tem chances de se sagrar campeão em cima de um time da capital.

A grande decisão do Paulistão acontecerá às 16h deste domingo, no Allianz Parque, estádio do Verdão. Apesar de jogar em casa, o Porco precisa correr atrás para se recuperar do prejuízo de ter perdido em Barueri por 2 a 1. O empate dá o título inédito ao Netuno.

Confira também:

Deixe um comentário