O impacto da Black Friday na indústria de iGaming no Brasil

Uma pesquisa feita pelo apostasesportivas24.com conclui que a abordagem da Black Friday,
somada ao crescimento da indústria de iGaming no Brasil, principalmente com plataformas
virtuais, indica um impacto significativo de ambos os setores no país, enriquecendo a
experiência legal dos brasileiros em jogos de azar.

A Black Friday é um dos eventos mais relevantes do calendário comercial das empresas.
Entre 2017 e 2020, o lucro gerado pelas compras digitais durante esta ação de vendas
dobrou; Em 2020, este valor ultrapassou os R$4 bilhões em território nacional. No mesmo
ano, houve um aumento de 48% em entradas nas plataformas de busca pelo termo “Black
Friday” comparado a 2019; a maior variação YoY do mundo, ultrapassando até mesmo os
EUA.

77% daqueles que afirmaram ter interesse em comprar durante a Black Friday disseram que
preferiam utilizar websites para efetuar compras, de acordo com uma entrevista conduzida
pela empresa SocialMiner. A pesquisa também verificou que maioria dos brasileiros
aproveitam a Black Friday para adquirir itens desejados com descontos (51%).

Este comportamento também foi refletido no setor de iGaming, mais especificamente nas
apostas esportivas. “Brasileiros em geral amam um desconto, uma promoção, um sorteio
etc… já faz parte da nossa cultura. Adotar a Black Friday – originalmente uma data popular
nos EUA – foi somente uma questão de tempo e está funcionando extremamente bem na
indústria dos jogos de azar.” Indica Rafael Costa, gerente de afiliados da Rivalo.
A indústria de jogos de azar cresceu notavelmente nesta última década. Segundo estudo da
H2 Gambling Capital, consultora de iGaming, o mercado de jogos que incluem apostas e
cassinos lucrou cerca de R$12,5 bilhões em 2020; ao redor do mundo, este valor alcançou
US$59,6 bilhões (mais de R$300 bilhões, na cotação do dia). No país, as empresas de
apostas esportivas online movimentam cerca de R$12 bilhões atualmente, patrocinando a
maioria dos clubes de futebol nacional.

Uma estratégia de aquisição de clientes aplicada pelas operadoras de apostas é a mesma
que caracteriza o sucesso da Black Friday no Brasil: a promoção. Vanessa Queiroz,
Country Manager no Brasil no apostasesportivas24.com diz: “Venho percebendo nos últimos
anos que mais operadores estão aderindo às promoções BlackFriday para apostas online. A
prática é ainda mais evidente em plataformas com boa presença nas redes sociais. Para
2021, há marcas promovendo super cotas para a final da Libertadores, assim como sites
oferecendo freebets.”

O apostasesportivas24.com é um projeto que tem como objetivo ajudar apostadores,
analisando as melhores operadoras de apostas, oferecendo estratégias de jogo e
prognósticos.

References:
Governo do Brasil ⇗ – Global lottery monitoring system report
Survey by H2 Gambling Capital ⇗ – Gaming and betting consultancy report about
activity revenues
Statista Research & Analysis ⇗ – Black Friday e-commerce in Brazil, report from
leading provider of market and consumer data
SocialMiner ⇗ – Black Friday case study about Brazilian consumers
Consumidor Moderno ⇗ – Case study about the profile offered in the Brazilian
market
Latin America Business Stories ⇗ – Survey and Interview, Brazilian digital
commerce association ABComm and the consultancy Ebit / Nielsen

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