Página Inicial
Povoado de São Jorge - Chapada dos Veadeiros
Apresentação





Cravado no coração do cerrado de altitude, guardando uma das formações mais antigas do planeta e a entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, localiza-se o Distrito de São Jorge que teve sua povoação iniciada por volta de 1912 por garimpeiros em busca do cristal quartzo, a abundância do mineral atraiu garimpeiros de vários lugares, principalmente da Bahia, que foram chegando para a região formando assim um grande acampamento denominado "Acampamento do Garimpão", a alta do preço do cristal impulsionada pela guerra, fez aumentar a população de garimpeiros de maneira considerável, fazendo surgir um povoado que primeiramente foi chamado de Baixa dos Veadeiros e depois de São Jorge (por vontade de um garimpeiro devoto do santo guerreiro). A região chegou a ter mais de 3000 homens trabalhando na extração de cristal, que por sorte, acontecia de forma artesanal, o que diminuiu o impacto ambiental, contribuindo para a conservação dessa importante região.
Com o fim da guerra e a invenção do cristal sintético, o preço do cristal de quartzo despencou gerando uma crise no garimpo. Nessa época a região começa a ser descoberta pela sua incrível beleza natural, e aos poucos vai surgindo uma nova atividade econômica o turismo. Com a implementação em 1961 da unidade de conservação do IBAMA, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, esta atividade é proposta ao povoado como principal fonte de renda. O povoado abraça a idéia e começa a se adaptar para a nova realidade. Isso não foi difícil levando em consideração o espírito hospitaleiro da população local, mas encontrando dificuldades no desinteresse das autoridades competentes em investir na área. O turismo era realizado de forma desestruturada e desordenada até que no início dos anos 80 o IBAMA intervém revitalizando o parque, iniciou-se atividades de educação ambiental e orientação da população local para receber a visitação pública. Em 2001 o Parque Nacional ganha da UNESCO do título de Patrimônio Mundial Natural.

Atualmente São Jorge conta com boa infra-estrutura turística, sua população por volta de 600 habitantes, concentram suas atividades em receber visitantes de todo o Brasil e do exterior. Dentre a infra-estrutura oferecida encontra-se pousadas, camppings, restaurantes, pizzarias e etc. São Jorge é famoso pela sua vida noturna, as várias opções proporciona satisfação a todos os gostos. A visitação acontece todo o ano, que chega ao ápice no mês de julho (alta temporada), mês que acontece um importante encontro de culturas, o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros onde reúnem-se grupos culturais de todo o Brasil.










Copyright © por Chapada dos Veadeiros - Portal de São Jorge - Guia completo sobre o melhor da Chapada !!! Todos os direitos reservados.

Publicado em: 2007-10-16 (12774 vizualização(ões))

[ Voltar ]
Content ©

Os direitos autorais de todas as fotos, textos, vídeos e outros arquivos e documentos
contidos e/ou linkados no Portal de São Jorge pertencem aos seus respectivos autores.

Todo o resto © 2007,2009 - Portal de São Jorge
Todos Direitos Reservados - Proibida a reprodução sem autorização.

Fotos: Marcelo Scaranari, João Fernandes, André Praude, Kleber Amir